quinta-feira, 27 de maio de 2010

BRASÍLIA CAMPEÃ

Levantamento mundial aponta Brasília como a melhor colocada no país em qualidade de vida
Correio Braziliense

Brasília é a cidade brasileira mais bem colocada em um ranking mundial responsável por eleger os locais com melhor qualidade de vida. Deixa para trás o Rio de Janeiro e São Paulo. No Brasil, apenas essas três capitais foram pesquisadas por serem os destinos mais recorrentes de estrangeiros a trabalho. A campeã mundial em qualidade de vida é Viena, na Áustria. E a pior, Bagdá, no Iraque, última colocada da lista feita pela Mercer, uma empresa norte-americana de consultoria.

Os dados levantados são usados como parâmetro pelas empresas na hora de transferir executivos e funcionários para cidades de culturas diferentes. O levantamento auxilia os empresários a fixar a remuneração dos empregados. A Mercer avaliou neste ano 221 localidades. No ranking geral, Brasília aparece na posição 104. Rio de Janeiro e São Paulo ficaram nas colocações 116 e 117, respectivamente. A capital federal, porém, está atrás de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Cidade do Panamá (Panamá) e Monterrey (México).

Para se chegar à lista dos melhores lugares para se viver, são avaliados 39 fatores agrupados em 10 categorias. Entre eles, os ambientes político, social e econômico, saúde e saneamento (veja quadro). “A qualidade de vida permaneceu razoavelmente estável em nível global ao longo de 2009 e na primeira metade de 2010, porém, em certas regiões e países, a recessão econômica teve um impacto perceptível no ambiente de negócios,” explicou Slagin Parakatil, um dos responsáveis pela pesquisa.

Como é feita a avaliação

» Ambiente político e social (estabilidade política, crime, aplicação da lei)
» Ambiente econômico (regulamentos de câmbio, serviços bancários)
» Ambiente sociocultural (censura, limitação às liberdades individuais)
» Saúde e saneamento (suprimentos e serviços médicos, doenças infecciosas, esgotamento sanitário, coleta de lixo, poluição do ar)
» Escolas e educação (padrão e disponibilidade de escolas internacionais)
» Serviços e transporte público (eletricidade, água, transporte público, congestionamentos)
» Recreação (restaurantes, teatros, cinemas, esportes e lazer)
» Bens de consumo (disponibilidade de alimentos/itens de consumo diário, carros)
» Moradia (aluguel de imóveis, aparelhos eletrodomésticos, mobília, serviços de manutenção)
» Meio ambiente (clima, registro de desastres naturais)




O CARA DEBOCHA DE TUDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou ontem (26) a atuação do Ministério Público e das Comissões Parlamentares de Inquérito durante a discurso na 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Ao receber uma luneta do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, Lula disse que o presente deve estar “com defeito” porque, se não estiver, o MP e a oposição vão apontar supostas irregularidades.

“Eu estava pensando quando recebi a luneta. Hoje é dia de lua cheia. Vou chegar em casa, vou convidar dona Marisa para andar e emprestar a luneta. No fundo ele [Sérgio Resende] deve ter pego uma [luneta] que não funcionou. É um ato simbólico, porque senão vão alguém vai dizer: ‘ O ministro deu uma luneta para o Lula. Luneta que foi comprada para dar para as crianças e deram para o presidente'”, disse. “Pronto, já está o Lula processado. Já está o Ministério Público atrás da minha luneta. Já está oposição querendo a CPI da luneta. E aí tudo fica paralisado neste país”, ironizou.

Durante o discurso, o presidente defendeu investimentos em pesquisas científicas e prometeu mais recursos para o Ministério de Ciência e Tecnologia no Orçamento de 2011. Lula conclamou ainda os cientistas a criarem mecanismos para controlar os recursos oferecidos.“Vocês têm que criar um mecanismo de os cientistas controlarem o dinheiro que está sendo disponibilizado. A política pode ser perene. Mas tem que ter quem toma conta, as instituições, os cientistas”, disse. O presidente afirmou ainda que o Brasil mudou a visão sobre a necessidade de se investir em tecnologia.



LANÇAMENTO DE ALCKMIN


O superlançamento de Alckmin
                                       Lauro Jardim

Está sendo tudo preparado para tornar grandiosa a convenção que oficializará o lançamento de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo. O PSDB conseguiu que os diretórios paulistas de PMDB, DEM, PPS, PSC e PHS – todos aliados de Alckmin – concordassem em marcar suas convenções para o mesmo dia e local dos tucanos. Ou seja, os seis partidos estarão juntos no dia 13 de junho na Assembleia Legislativa de São Paulo para consagrar a aliança. E, naturalmente, farão de tudo para que a festa dispute espaço no noticiário com o lançamento de Dilma Rousseff, em Brasília, marcado para a mesma data.


SAI CAPETA !!!.

Promoção pessoal. Pastor é multado por propaganda antecipada
Conjur

O pastor da Assembleia de Deus e pré-candidato, Dilmo dos Santos, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 25 mil por propaganda eleitoral antecipada por meio de distribuição de marcadores de páginas. E, ainda, por propaganda em programas de rádio e envio de correspondência aos fiéis. A representação foi proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral e a multa foi imposta pela primeira instância. Cabe recurso no TRE.

A sentença foi baseada no material consistente nos marcadores de páginas com foto e nome do pastor, na divulgação de mensagem em rádio com conteúdo de promoção pessoal e no envio de correspondência afirmando que Dilmo "é o pré-candidato da Igreja e único com seu apoio". Para o juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Luís Francisco Aguilar Cortez, "as práticas questionadas foram públicas, com divulgação pela imprensa, noticiando a cobrança de votos dos fiéis da Assembléia de Deus, ou seja, interpretando-as, porque inevitável tal conclusão, como propaganda eleitoral".