quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAIS UMA DOS "CUMPANHEIROS: DILMANDELA


Em propaganda do PT, Lula compara Dilma a Mandela

Foha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltaram a estrelar a propaganda eleitoral de 10 minutos do partido exibida na noite desta quinta-feira em rede nacional.
Além de destacar a história pessoal e política de Dilma, Lula a compara com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que chegou ao cargo depois de 27 anos de prisão.

"Uma parte da história da Dilma me lembra muito a do Mandela. Uma vez o Mandela me contou que só foi para o confronto porque não deram outra saída pra ele. O tempo passou e ele virou um dos maiores símbolos da paz e da união no mundo", afirma Lula. Ele completa: "o que mais admiro na Dilma é a história dela". A peça lembra a luta de Dilma durante a ditadura militar. "Foi uma época muito difícil. Vivíamos nas trevas", afirma a petista. O vídeo volta a dizer que ela não fugiu.




SINAL DOS TEMPOS: "CUMPANHEIRO DO PT" CENSURA JORNAL

Justiça proíbe jornal do ABC em publicar reportagens sobre prefeito

A ANJ considera medidas dessa natureza como uma violação frontal do direito à liberdade de expressão
O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Em mais um caso de censura determinado pela Justiça de primeira instância, o jornal Diário do Grande ABC está proibido de publicar reportagens que relacionem o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), ao suposto descarte de carteiras escolares em bom estado de conservação.

O jornal já recorreu da decisão, tomada pelo juiz Jairo Oliveira Junior, da 1ª Vara Cível de Santo André. Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou a iniciativa do prefeito e o despacho do juiz.
"A ANJ considera medidas judiciais dessa natureza como o estabelecimento de censura prévia que viola frontalmente o espírito e a letra da liberdade de expressão assegurada pela Constituição Federal", afirmou a entidade. "A ANJ apoia a decisão do jornal de recorrer da proibição, para que o mesmo Poder Judiciário que decidiu pela censura prévia restabeleça o primado constitucional. O direito à informação, mais do que dos meios de comunicação, é de toda sociedade."

Marinho, autor do recurso à Justiça, afirmou em nota que não houve "qualquer pedido de censura", e sim "uma determinação judicial" que pune o jornal com multa diária de R$ 500 caso sejam publicadas reportagens que o envolvam com o caso.

A prefeitura nega que as carteiras e cadeiras descartadas estivessem em bom estado de conservação, ao contrário do que afirma o jornal, e considera a reportagem "inverídica e ofensiva, caracterizadora de injúria, calúnia e difamação".Segu ndo Sérgio Vieira, chefe de reportagem do Diário do Grande ABC, a versão da prefeitura sobre o caso foi contemplada no próprio texto que a acusou de jogar fora o material. "Das 117 linhas da reportagem, 33 foram dadas para que a prefeitura se manifestasse."



REPÚBLICA DO SARNEY

Candidato de Sarney no Amapá foi nomeado por ato secreto no Senado

Noticias de Imperatriz
Nacional - O presidente do Senado, José Sarney (AP), segue no malabarismo político que o obriga a duas campanhas: a do Amapá e a do Maranhão. No Amapá, ele articula uma aliança entre PTB e PMDB, da qual deve emergir como candidato ao governo o ex-deputado Luiz Cantuária Barreto (PTB). Que vem a ser o mesmo Lucas Barreto, nomeado por um dos mais de 600 atos secretos, para o Conselho Editorial do Senado, entre 2007 e 2008, com salário de R$ 7 mil. Nessa época, sustentado pelo Senado, fazia sua campanha a prefeito de Macapá, mas foi o terceiro colocado. Na ocasião, ao se defender, Sarney disse não conhecer Luiz Cantuária Barreto, que constava como funcionário do Senado, nomeado por ato secreto.

Depois divulgou nota oficial explicando que o conhecia como Lucas Barreto e, por isso, negara vínculo com o nomeado. Mas, desfeita a confusão, tudo ficou por isso mesmo. Lucas ou Luiz Cantuária, que são a mesma pessoa, foi nomeado por ato secreto e não se falou mais nisso. Agora, ele é candidato com apoio de Sarney, numa aliança com Gilvam Borges, que tenta a reeleição ao Senado. “Praticamente as coisas estão encaminhadas nesse sentido”, disse Gilvam numa entrevista a uma rádio local. No Senado, Gilvam integrou a tropa de choque de Sarney quando este se viu às voltas com o Conselho de Ética em função do escândalo dos atos secretos.


PRESIDENTE DO PSDB CONTESTA SENADOR "IRREVOGÁVEL"

PSDB diz que PT quer fazer de Mercadante um "mero palanque"

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente estadual do PSDB de São Paulo, deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, afirmou, por meio de nota, que o PT quer fazer de seu candidato ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, um "mero palanque para a candidata do partido à Presidência da República". Hospitalizado há mais de uma semana em Piracicaba, em recuperação de uma trombose, Thame não poupou críticas ao adversário político.

Na última segunda-feira, o Terra publicou uma entrevista exclusiva com Mercadante, em que ele afirmou que o PSDB tem dificuldades para reconhecer os problemas do Estado, principalmente os ligados ao transporte coletivo, trânsito, educação e segurança pública. Segundo Mercadante, o excesso de praças de pedágio tira a competitividade de São Paulo.

Na nota, Thame defendeu seu partido, que está à frente do governo do Estado há 16 anos. "Para citar alguns de nossas conquistas, o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) para os alunos do ciclo 1 do ensino fundamental (primeira à quinta séries) teve um aumento de 18,4% de 2008 para 2009. O Idesp geral do Estado, que envolve todas as séries, subiu 9,4% em apenas um ano".










MORADORES DE AMERICANA RECLAMAM DA EMTU

Mudanças no transporte intermunicipal desagradam

Emailto:Editornet@liberal.com.br

As mudanças nos locais de embarque e desembarque dos ônibus metropolitanos não agradaram os usuários do transporte intermunicipal. A reclamação é que o abrigo da Rua Fernando Camargo não tem capacidade para acomodar a quantidade de passageiros que utiliza o serviço. "Não há as mínimas condições do número de passageiros que precisam ir para Nova Odessa e Sumaré permanecerem naquele local", afirmou a assistente social Silmara Todelo, que utiliza o transporte diariamente. Além da lotação, os passageiros reclamam da falta de segurança durante a noite.

Com a reorganização das paradas, que começou a funcionar no início do mês, as linhas deixaram de fazer a parada no terminal urbano de Americana e passaram a realizar o embarque dos passageiros nos dois abrigos recémconstruídos na Fernando Camargo e na Praça Comendador Müller. Já o Terminal Metropolitano da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), na Avenida Doutor Antonio Lobo, ficou destinado apenas para desembarque dos passageiros.

"Com dois terminais no centro da cidade, a gente precisa esperar o ônibus na rua, debaixo de sol e chuva, sem direito a assentos e banheiro", desabafou a aposentada Antônia Maria Biscaro. "Não entendo por que foi construído um Terminal Metropolitano tão caro que não serve para embarque de passageiros", disse o auxiliar de manutenção Antonio dos Santos Rodrigues.