domingo, 9 de maio de 2010

SINDICATOS COM ALCKMIN

Com rejeição a Serra, sindicatos criam chapa híbrida Dilma-Alckmin

Breno Costa/folha on Line

A rejeição ao pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, está levando parte do movimento sindical de São Paulo alinhada com Geraldo Alckmin (PSDB), postulante ao governo paulista, a defender a candidatura de Dilma Rousseff (PT). Alckmin tem a simpatia de pelo menos 40% dos sindicatos filiados à Força Sindical em São Paulo, segundo cálculo do tucano Antonio Ramalho, vice-presidente da entidade que, no Estado, tem uma base de cerca de 4,5 milhões de trabalhadores.

Os elogios a Alckmin entre dirigentes sindicais ouvidos pela Folha são diretamente proporcionais às críticas a Serra. Mesmo entre aqueles que defendem um apoio puro-sangue Serra-Alckmin, pipocam ressalvas ao pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto. "O entusiasmo é [com] Alckmin. Ele é da escola do [Mario] Covas, do [Franco] Montoro. Ele [Covas] falava "não" direto pra gente, mas falava na cara", resume Ramalho, que preside o Sindicato da Construção Civil.
Ao mesmo tempo em que defende a ideia de que um apoio a uma dobradinha Dilma-Alckmin seria um "tiro no pé", Ramalho diz que Serra "não tem conversa com ninguém, só quatro pessoas falam com ele".

Chapa híbrida

Filiado ao PDT, Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, defende pessoalmente o híbrido Dilma-Alckmin. A posição do sindicato, diz, ainda não está definida oficialmente. A Federação dos Comerciários também tende a essa posição. Torres conta que os principais líderes sindicais têm o número do celular de Alckmin. Quando não atende, o pré-candidato ao governo estadual pega os recados na caixa-postal e liga de volta. Na última terça-feira, Alckmin foi a um café da manhã oferecido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria Química do Estado de São Paulo. Líderes sindicais de outros quatro setores também compareceram. Ele chegou a vestir a camisa dos químicos.

"Não temos um problema sistêmico com o Serra, mas o diálogo que nós tínhamos com o Alckmin nós não tivemos com o Serra", diz Sérgio Leite, presidente da Federação dos Químicos, que prevê apoio a Dilma na disputa presidencial.




GOVERNO DO PT COLOCA CAMPINAS EM RIBEIRÃO PRETO

Oi, governo Lula: conheça São Paulo…

Blog Reinaldo Azevedo

Na quinta-feira, jornais do Brasil inteiro, em propagandas regionalizadas, listavam obras do governo Lula, especialmente escolas técnicas. Lula chegou a tomar como sua uma inaugurada por Juscelino…
Abaixo, está o mapa de São Paulo depois da revolução lulista. Nunca antes na história deste país as cidades ficaram aí onde aparecem: Campinas foi parar em Ribeirão Preto; Guarulhos (onde está o aeroporto que serve a capital), em Americana; Campos do Jordão, em Vargem Grande do Sul; Bragança Paulista, em São José do Rio Pardo; São João da Boa Vista, em Sales Oliveira; Araraquara, em Penápolis; Piracicaba, em Marília… E vai por aí.

A brincadeira custou R$ 60 milhões à Secom, a Secretaria de Comunicação comandada por Franklin Martins.O mapa do Estado está meio, como posso dizer?, compactado. São Paulo está mais vertical do que horizontal, o que não corresponde à verdade. Alguém deu uma mexidinha no computador, e as cidades mudaram de lugar. Isso demonstra o cuidado com que essa gente trabalha. Sendo assim, lá vamos nós.

Oi, governo Lula! Este é São Paulo.



INDENIZAÇÃO A MILITARES

INDENIZAÇÃO


Militares cassados pela ditadura pedem no STF direito a receber indenizações
AGÊNCIA BRASIL

Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer que os militares cassados depois do golpe de 1964 possam ser indenizados e, para isso, protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 158 (ADPF 158), protocolada em dezembro de 2008, questiona a interpretação da Lei 10.559/2002 que veda a possibilidade de os militares serem declarados anistiados políticos pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e receberem indenização, como já ocorreu no caso de 14 mil civis nos últimos 8 anos.

A lei de 2002 proíbe a acumulação de pagamentos, benefícios ou indenização relativos a anistia. Civis e militares cassados tiveram reconhecido pela Emenda Constitucional 26/1985 (a mesma que convocou a Assembleia Constituinte) o direito à aposentadoria no posto que alcançariam se tivessem sido mantidos em serviço. A emenda, no entanto, vedou “a remuneração de qualquer espécie, em caráter retroativo”, como é o caso das indenizações.

A Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (Adnam) ingressou na ação como amicus curiae (amigos da corte) junto com a OAB. Para o advogado da associação Luiz Moreira, capitão de Mar e Guerra cassado em setembro de 1964, o impedimento às indenizações é “absurdo”. Ele salienta que foi “legalista” e “não participou do golpe contra as instituições” e por isso foi cassado. Segundo o advogado, há 3 mil ex-militares e familiares que deveriam ter direito à indenização.


É O CARA.....

Has Brazil’s Lula become Iran’s useful idiot”?

Blog do Alvaro Dias

O Jornal The Washington Post pergunta: O Presidente do Brasil Luiz Inacio Lula da Silva tornou-se idiota util do Irã?

ESPERAR PRA VER


Quércia causa desconforto em festa tucana

"Vamos ver qual vai ser o resultado da convenção", desafia Quércia sobre a aliança entre PMDB nacional e petistas
Nara Alves, iG São Paulo

O presidente do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, pré-candidato ao Senado na chapa do PSDB, causou desconforto durante a festa de lançamento da pré-candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo.

Em seu discurso, Quércia desafiou o PMDB nacional, que negocia com a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, a vaga de vice para Michel Temer, presidente nacional da sigla. "Vamos ver qual vai ser o resultado da convenção", disse. A convenção nacional do PMDB, que oficializaria o deputado Michel Temer na chapa petista, foi adiada de 15 de maio para 12 de junho devido a ajustes nos Estados.

Quércia discursa durante lançamento de pré-candidatura de Geraldo Alckmin

"Tenho a certeza de que o PMDB de São Paulo está no melhor caminho (...) e o Rio Grande do Sul também", afirmou. Em visita ao Estado gaúcho, Serra reconheceu ter afinidade com o pré-candidato do PMDB, o ex-prefeito José Fogaça, e espera estar próximo de "muita gente do PMDB" durante a campanha. Na plateia, formada por cerca de 1.500 pessoas vindas de diversas cidades do interior paulista, simpatizantes ironizavam o discurso de Quércia e comentavam que ele não deveria ter discursado.

Quércia também criticou a principal adversária do tucano José Serra, a petista Dilma Rousseff. "Não é hora de improvisar" com alguém que "não tem experiência, que nunca passou por nenhuma eleição (...) Eu quero José Serra na presidência da República", disse, sem citar o nome da pré-candidata.

Além de Quércia, já discursaram o presidente do PSDB, Sergio Guerra, o pré-candidato tucano ao Senado, Aloysio Nunes, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o prefeito de São Paulo e presidente do DEM em São Paulo, Gilberto Kassab.








CAMPEÃO DA BAIXARIA

Ranking elege "BBB10" como programa de maior baixaria da televisão

SÃO PAULO - O ranking "Quem financia a baixaria é contra a cidadania" é formulado a partir das reclamações feitas pelos telespectadores brasileiros e, para o azar - ou sorte? - de J. B. Oliveira, o Boninho, a décima edição do "Big Brother Brasil" está no topo da lista negra.

Cerca de metade das críticas enviadas à campanha, que foi iniciada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados, são referentes ao participante Marcelo Dourado, cujas principais acusações se referem à homofobia e violência.

O ganhador do prêmio de R$ 1,5 milhão simplesmente chocou o país quando afirmou que heterossexuais estão imunes da AIDS, por exemplo. Por causa da bobagem falada durante o programa, a Rede Globo precisou emitir um esclarecimento quanto às formas de contração da doença.

Seguindo a ordem do ranking, o segundo lugar ficou com o programa "Pegadinhas Picantes", do SBT e, logo atrás, o humorístico "Pânico na TV". Os programas policias da Bahia e de Pernambuco vêm para fechar o "top 5": "Se Liga Bocão", da TV Itapoan (relacionada à Record), se encontra na quarta posição; "Bronca Pesada", da TV Jornal (que tem ligação co o SBT), em quinto.