O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou ontem (26) a atuação do Ministério Público e das Comissões Parlamentares de Inquérito durante a discurso na 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Ao receber uma luneta do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, Lula disse que o presente deve estar “com defeito” porque, se não estiver, o MP e a oposição vão apontar supostas irregularidades.
“Eu estava pensando quando recebi a luneta. Hoje é dia de lua cheia. Vou chegar em casa, vou convidar dona Marisa para andar e emprestar a luneta. No fundo ele [Sérgio Resende] deve ter pego uma [luneta] que não funcionou. É um ato simbólico, porque senão vão alguém vai dizer: ‘ O ministro deu uma luneta para o Lula. Luneta que foi comprada para dar para as crianças e deram para o presidente'”, disse. “Pronto, já está o Lula processado. Já está o Ministério Público atrás da minha luneta. Já está oposição querendo a CPI da luneta. E aí tudo fica paralisado neste país”, ironizou.
Durante o discurso, o presidente defendeu investimentos em pesquisas científicas e prometeu mais recursos para o Ministério de Ciência e Tecnologia no Orçamento de 2011. Lula conclamou ainda os cientistas a criarem mecanismos para controlar os recursos oferecidos.“Vocês têm que criar um mecanismo de os cientistas controlarem o dinheiro que está sendo disponibilizado. A política pode ser perene. Mas tem que ter quem toma conta, as instituições, os cientistas”, disse. O presidente afirmou ainda que o Brasil mudou a visão sobre a necessidade de se investir em tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário